terça-feira, 9 de março de 2010

texto de utilidade pública

Fátima mandou esse texto, ainda não estou precisando, mas se a filhota puxar a imaginação da mãe vai ter uma turma imaginária!
Vale a pena ler, prestar atenção nos rebentos é uma função maravilhosa, e necessária!

O amigo imaginário é uma saida saudável que a criança cria para suas necessidades
afetivas ou seus conflitos.
 
          Na maior parte são crianças sozinhas, mas as que não sozinhas também podem criar os amigos imaginários e se divertir com eles.
 
          Situações da vida como separação ou divórcio dos pais, morte de um ente querido, mudança de casa ou de escola,  saida de um amigo da escola, entre outras situações podem ser demais para a cabecinha da criança ( se não tem o suporte emocional adequado) e leva- la a criar uma amigo para partilhar com ele a intensidade de seus sentimentos naquele momento de sua vida.
 
          Esses amigos podem ser invisíveis, ou algum objeto personificado ( uma boneca, um bicho de pelúcia, uma medalhinha...) É importante que os pais conversem com a criança sobre esses amigos, como surgiram, sobre o que falam... enfim que realmente se interessem por esta questão.  As crianças têm muita sensibilidade e percebem quando os pais estão ou não dando importância para os assuntos dela, e o que as vezes parece uma simples brincadeira para os pais pode ser algo muito importante para a criança, onde elas estão elaborando suas questões emocionais, seus conflitos.
 
          A criança pode apresentar este comportamento entre 2 e 6 anos de idade, mas este período pode variar de acordo com a maturidade emocional.
 
          O importante é que os pais fiquem atentos ( se sentirem que a situação está se prolongando ou que afasta do mundo real, ou que passa muito tempo isolado...) e procurem apoio profissional. Nesses caso o tratamento Psicoterapeutico é indicado para toda a família pois a criança está sendo emergente de uma situação que certamente atinge toda a família.
 
Fátima Ayoubi

Nenhum comentário: