terça-feira, 21 de abril de 2009

Dicas de para uma mãe contê

O banho do recém nascido!
Esse ritual que graças a história do homem vem evoluindo de maneiras incríveis vem simplesmente do rio e nossa relação na sociedade. Mas banho no neném é de importância vital e não devemos esperar o umbigo cair para dar o primeiro banho no nosso filho!
Podemos fazer rapidinho... em menos de dez minutos o bebê já está arrumado de novo.
1 - muito importante! O bebe deve trocar a roupa e tomar banho no mesmo ambiente, a mudança de lugar pode acarretar mudança de temperatura e isso não é legal, a pele do recém nascido ainda é muito sensível para essas mudanças e um resfriadinho pode vir. O banho é feito completamente no mesmo lugar.
2 - Cabeça primeiro! Faça um pacotinho com a toalhinha e deixe só a cabeça de fora e lave delicadamente, passar a mão molhada e jogar água bem de levinho. Com um braço você segura o bebê inteiro e om outro usa a mão para fazer o processo. Tomar muito cuidado com o ouvido para que não entre água.
3 - Terminado com a cabeça, vamos ao corpo: tirar a toalha e molhar a frente toda do corpo e ensaboar com o mesmo cuidado. Atenção no umbigo, deve ser limpo e molhado durante o banho, ele não está dolorido, mas tudo deve ser feito delicadamente.
4 - As costas: momento de atenção, virar o bebê de barriga pra baixo no seu braço, pode fazer tudo mais perto do seu corpo se pintar a insegurança na hora de carregar. A mão vai sustentar a cabeça e o pescoço e o corpinho no braço. limpar com a mesma delicadeza do resto do corpo.
5 - Terminado o processo pode deixar o bebê entrar em contato com a água. Sempre olhando para o neném e segurando, mergulhar o corpinho, evitar a cabeça, para que ele volte a sensação intra uterina, o bebê percebe que o bem estar não existe somente dentro da mãe e fica confortável.
Tudo isso deve se feito rápido, mas não com pressa. Muita calma mesmo!
Conversar, cantar, ficar sempre em contato com o bebê, passar segurança. Isso é muito importante. Fazer as coisas automaticamente só deixa o neném irritado.
Ah a temperatura da água: A primeira coisa que me falaram foi "temperatura de útero". Ok, mas eu já não me lembro que temperatura tinha quando eu estava no útero da minha mãe. O mais fácil pra mim é definir como morninho. Uma temperatura mais friazinha, mas tem que ser agradável no contato. Se os pais gostarem de água quente prestem atenção! A água deve estar mais friazinha, não é fria não mas não deve ser quente de forma alguma!
O banho é uma hora maravilhosa de contato com o bebê, se os pais alternarem essa função vão perceber que seu neném está cada vez mais esperto e ligado em vocês. 

Nenhum comentário: