quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Dica de saúde para o bebê contê

A fralda!!!!!!!!!!!!!!!
Não importa o quão engajada seja a mãe, não existe situção fraldística ideal.
A fralda de pano: ótimo recurso, a fralda de pano não levou a quantidade de química, nem de objetos pláticos e muito menos processos tóxicos e que acabam com a natureza mais drasticamente como as fraldas industrializadas. Tem até o porém da dificuldade na manutenção da tal fralda, mas tem gente que acredita ser uma frescura essa história de lavar toda hora a fralda. Principalmentes nós que moramos num país tropical onde o sol nasce para todos. Baste ter uma janela que o problema acaba.
Mas, para as naturebas de carteirinha tem ainda o agravante da água. O bem mais ameaçado da contemporaneidade! A quantidade de água para lavar essas fraldas é grande e termina igualando na quantidade de água nescessária nas fábricas para fazer as outras (!!). Claro que ainda podemos usar a água do enchague para regar/adubar as plantas, mas o sabão na água seguinte é que mata.
Fralda descartável: bem, essa vem da fábrica. Prática pra dedéu! Mas acumula uma quantidade absurda de lixo e realmente nem sei em qual categoria encaixa a fralda na reciclagem... (plástico/papel/orgânico?)É muito quente, dificulta na transpiração saudável da pele do bebê, assa se não cuidar muito bem. E bota creme no bumbum do bebê!
Fralda biodegradável: a miss universo das fraldas!!!!! É ecologicamente correta, não gasta tanta água pra ser fabricada, não prejudica tanto o meio ambiente; tem uma respiração melhor; é tão prática quanto a descartável, tirou jogou fora, não precisa lavar e gastar a água. E o melhor: ela pode ser usada como adubo também, por ser biodegradável (plante o cocô de seu bebê!?).
Mas como não tem fabricação no Brasil é cara. E bota cara nisso! Serve pra dar de presente para a amiga que vai ter neném, até vende por aqui mas não é nada fácil. Pra ganhar tem que ser amiga mesmo, vale quase como presente de aniversário.

Além da preocupação com a fralda - bem, se é que alguém se preocupa mesmo ou vai o que tem - existe o tema: o que passar para limpar o xixi e o cocô?
Sim porque a maioria só se preocupa com o cocô, mas o xixi deve, e muito, ser limpo do bebê.
Água!
Mas só ela? Bem, a princípio sim mas não escapei de aumetar o nível de proteção com uma loção de limpeza. Usei uma marca que usa produtos naturais, sem adição de álcool, corantes ou agentes químicos na composição, o sabonete também e o creme para troca e proteção da pele. Valeu a pena pagar um pouco mais caro. A filhota não teve nenhum problema.
Mas o mais legal foram as descobertas!
Amido de milho, a famosa maizena, depois de limpar tudinho evita assadura tão bem quanto qualquer pomada! Ok, temos que tomar um cuidadinho para não levantar poeira, não vale o bebê respirar a fumaça de amido de milho, mas é uma maravilha.
Outra coisa incrível é o leite!
A dica foi das parteiras alemães, uso leite para limpar a minha filha! É perfeito! limpa e proteje de maneira fabulosa, além de deixar ela com um cheirinho de leite tão bom... Mas olha lá, não desperdiça o leite não ele deve ser doado se sobrar! Tem muita criança precisando dele! Mas essa é para outra dica.
Pra muita gente o ideal é bunda de fora, cagando no mato e limpando no rio... mas essas dicas nos ajudam a continuar na urbe sem atrapalhar tanto, ou pelo menos fazê-lo consientemente, a natureza.

Nenhum comentário: